Como escolher uma Máquina de Lavar Loiça

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba como encontrar a máquina ideal para si.

Escolher uma máquina de lavar loiça pode não ser uma tarefa muito complicada, contudo existem alguns pontos importantes que devia saber. A compra de um equipamento desta categoria pode ser considerado superficial para muitos mas saiba que em comparação com a lavagem manual é muito mais higiénico.

 

Qual a mais adequada para as suas necessidades?

Existem vários modelos de máquinas de lavar loiça e tentar perceber o local e tamanho que precisa é o primeiro passo.

Máquinas de Encastre: Se já dispõe de uma cozinha com eletrodomésticos de encastre ou se pretende modernizar, esta talvez seja a melhor solução.

Máquinas Compactas: São máquinas com um tamanho mais reduzido e por isso têm menor capacidade de lavagem. São indicadas para colocar em cima de uma bancada.

Máquinas Slim: Ideais para cozinhas com um espaço mais limitado pois em largura, geralmente, medem 45cm.

Máquinas Standard: São consideradas as máquinas “normais”. São de instalação fácil por isso permite que seja colocada em vários tipos de posicionamento.

 

Qual a melhor eficiência energética a escolher?

Pode não imaginar mas ao lavar manualmente a loiça das suas refeições utiliza mais água e energia do que lavar na máquina.

A classificação de eficiência energética, neste caso, varia de A+++ a D, contudo as máquinas de lavar loiça são avaliadas também pela eficácia de lavagem, de secagem e no consumo de água. Os melhores equipamentos são os que estão no grau A, porém, o indicador mais importante e que causa mais danos na sua conta é o consumo de água. Por norma, as máquinas que gastam entre 9 e 10 litros por lavagem são consideradas as mais eficientes.

 

 

 

Tipo de Cesto

A capacidade de uma máquina de lavar loiça é medida através da quantidade máxima de pratos e talheres (excluindo panelas) que pode lavar ao mesmo tempo. Por norma varia entre 6 e 16 conjuntos.  Significa isto que se permitir, por exemplo, 16 conjuntos, são 16 pratos, 16 pratos de sopa,16 pratos de sobremesa, 16 colheres de sopa, de chá e de sobremesa, 16 garfos, 16 facas, 16 canecas e 16 copos que consegue limpar ao mesmo tempo.

Normalmente os cestos são possíveis de serem movidos de forma a comodar melhor a loiça.

 

Há mais algum ponto a ter em conta?

A questão da eficiência energética e da poupança da água é importante mas não é tudo. Outro ponto a considerar na escolha do equipamento é o programa de lavagem porque, por vezes, os ciclos de lavagem normais não são suficientes para retirar manchas teimosas ou comida queimada. Optar por uma máquina com programas mais intensos é a solução.

O ruido é também importante, principalmente se tiver uma kitchenette ou uma cozinha pequena. Existem máquinas que com a função de pré programação que irá ajudar nestes casos.

No caso da secagem, também existem soluções que podem ir mais ao seu agrado. Seja através do calor criado pelo processo de lavagem, ar quente ou através de uma ventoinha, usualmente os métodos mais rápidos são o que permitem poupar mais energia.

 

 

Já pensou que máquina de lavar loiça vai escolher?

Conheça a nossa gama de produtos.

Para mais informação consulte-nos em: apoioaocliente@bizclick.pt

Cozinha

Como escolher um fogão

Saiba como encontrar o equipamento ideal para si.   É necessário ter em conta alguns fatores importantes quando se trata de escolher um fogão. Uma

Ler mais »